Informática Educativa - Itaguaí - RJ: Projeto: "Viver de acordo com as Leis da Natureza"

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto: "Viver de acordo com as Leis da Natureza"

Este Projeto foi desenvolvido pelas Facilitadoras Glória Vidal e Ana Caroline Rodrigues, da E. M. Senador Teotônio Vilela.

Justificativa

Esse projeto será realizado com a finalidade de resgatar a relação homem -natureza, atualmente, verificando os impactos ocorridos e como essa realidade se apresenta. Assim poderemos observar as ações ocorridas no espaço onde vivemos, pois, através de leitura debates, questionamentos e realizações de diversas atividades será possível propor ações no sentido de buscar soluções amenizadoras dos impactos ambientais urbanos ocorridos ao longo dos anos. Com isso os alunos poderão questionar à sua realidade. Ao observarmos a necessidade de trabalhar na escola com a educação ambiental, utilizamos a escola como um veículo de transmissão de pensamento e também como auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação do 1º e 2º segmento do Ensino Fundamental.

Nossa preocupação com o meio em que o aluno está inserido de forma participativa, se relacionando, interagindo. Transformando, elaborando e se relacionando com o meio onde vive e com outras realidades.

A partir dessa preocupação e dos sonhos e anseios do aluno, busca-se formar cidadãos com caráter e dignidade, sem esquecer da importância da terra para seu sustento. Mostrando sempre o quanto é essencial o equilíbrio da natureza para a vida na terra. Conscientizando de que é preciso buscar soluções para preservar o meio ambiente, mesmo que seja um processo longo e contínuo. Para isso devemos mudar hábitos e atitudes através de pequenos atos em nossas casas e escolas. A valorização da vida deve ser espontânea para nos integramos com a natureza e consequentemente

preservá-la, pois somos parte da natureza e não podemos esquecer disto.

Objetivos Gerais

* Conscientização da importância da preservação do planeta e de seus habitantes.

* Criar um compromisso de responsabilidade com o meio em que vive, mantendo-o limpo e sem poluição, onde as futuras gerações possam conviver com uma natureza saudável em um local fértil e cheio de vida.

* Reconhecer que faz parte do ciclo da natureza, por isso deve cuidar e manter o mundo em um lugar de harmonia e equilíbrio.

* Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

* levar o aluno a desenvolver seu raciocínio, seu lado criativo e crítico, para que se torne um ser inovador e modificador no meio em que vive.

* Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Subtema – Natureza além da imaginação

O filme vai abordar problemáticas como a criação de animais em cativeiro, o tráfico de aves, a preservação do meio ambiente, respeito à natureza.

Público alvo - 1º segmento

Assuntos abordados

*Poluição, reciclagem do lixo.

*Extinção de animais.

*Habitat natural dos animais.

*Trafico de aves exóticas.

*Espécies de aves.

*O estudo das aves “ornitologia”.

* Criação de aves em cativeiro.

* Cultura popular brasileira: Carnaval

Principais objetivos

*Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos
mudem atitudes em relação ao respeito aos animais.

*Mostrar o lado humano das questões ambientais.

*Conscientizar sobre a importância da preservação dos animais brasileiros.

*Reconhecer as paisagens naturais de um lugar.


Atividade 1

Confecção de uma árvore, apresentando várias espécies de aves do Brasil e destacando nas folhas suas informações e imagens.

O aluno irá pesquisar as diferentes espécies e comparar com os personagens do filme.

Seus desenhos e informações irão dar vida ao mural com destaque nas folhas.

Sites pesquisados

http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_aves/aves_enciclopediatucano.htm

http://www.passarosdefibra.com.br/Cantos.htm

http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/3.htm

Através da parceria entre a PetBrazil e a Revista Cães & Cia nossos visitantes tem a garantia de que encontrarão matérias bem cuidadas que auxiliam na escolha e manutenção de seu animal preferido.Sempre sendo atualizado, nosso site oferece matérias, guia de criadores, links úteis, galeria de fotos enfim, todo um material voltado exclusivamente ao segmento animais de estimação.

http://www.youtube.com/watch?v=6qPFSlsw2Sw

Nascimento de Arara Azul em cativeiro

Entrevista da Revista Viver Brasil no Criatório Vale Verde, em Betim/MG.
Dr. Luiz Otávio Possas Gonçalves (proprietário)
Saulo Jr. P. Biscoto (responsável pelas aves do Parque Ecológico e Criatório)

Rafael personagem do filme Rio

TUCANO

Famoso por ter um bico enorme e por ser uma ave maravilhosa que encanta adultos e crianças. Ele é inquieto e seu enorme bico intimida outros animais e atrai o seu parceiro sexual.

Nidel personagem do fimle Rio

CACATUA

Muito ativa, imitadora da fala humana, capaz de acrobacias e de se afeiçoar às pessoas, além de elegante e vistosa, esta ave vem conquistando espaço como companheira de estimação.
Na Europa e especialmente nos EUA, onde é reproduzida em cativeiro há anos, já se tornou bem popular, sendo os norte-americanos um dos maiores exportadores.

Atividade 2

Apresentação de slides com imagens de aves e com fundo musical o canto da ave pesquisada.


Atividades 3

Destacar partes do filme Rio, através de um desenho feito pelo aluno no KolourPaint de acordo com sua imaginação e criatividade.


Atividade 4

Pesquisar no Google imagens, espécies de aves que estão em extinção e montar um slide no BrOffice.org Impress.


Atividade 5

O aluno irá produzir um pequeno texto com base no filme Rio, abordando cenas e situações que mais lhe chamaram atenção.

Destacar algumas palavras do texto para a produção de um caça-palavra.

O tráfico de animais é um crime para todos nós.

Vamos acabar com o tráfico!

Você não gostaria de ser vendido, então não faça isso com nossos animais, por favor!


Atividade 6

Tema: Carnaval

Séries: 1º ao 9º ano

Foi proposto aos alunos do 1º segmento confeccionarem uma máscara de carnaval.












Nenhum comentário:

Postar um comentário