Informática Educativa - Itaguaí - RJ: Projeto: "Entender para combater o Piolho"

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Projeto: "Entender para combater o Piolho"

Ciep 496 Municipalizado Maestro Francisco Mignone

Facilitadora: Marli Gomes

Atividades no laboratório de Informática levam o ensino de higiene aos alunos, como forma de conscientização no combate à praga do piolho.

Introdução:

Muitas vezes não é fácil fazer com que a criança compreenda a importância de desenvolver hábitos de higiene, como lavar as mãos, tomar banho, cortar as unhas, escovar os dentes, lavar e escovar os cabelos, entre outras atitudes.

Por mais que sejam cobradas, ainda assim, elas não fazem direito sua higiene. Consequentemente, o pior acaba acontecendo: a propagação do piolho.

A comunidade escolar vem percebendo que os alunos apresentam muita incidência de piolho e isso incomoda e prejudica os alunos também no processo de ensino - aprendizagem.

Diante disso, à necessidade de combater a pediculose nos alunos da escola. A Informática Educativa apresenta atividades que leva a criança à conscientização, visando a prevenção do problema.

Objetivos:

Orientar e prevenir os alunos quanto à infestação de piolhos, bem como fazê-los identificar o parasita.

Reconhecer os sintomas, as formas de contágio e conhecer estratégias de combate e prevenção.

Desenvolver o interesse da comunidade escolar pelos cuidados com a higiene do corpo.

Conscientizar a comunidade escolar dos malefícios e perigos dos piolhos.

Levar os alunos a compreender a importância de evitar piolhos e passar as informações para a comunidade escolar.

Evitar ações preconceituosas e discriminatórias contra os alunos infectados.

Tratar o problema do piolho não de forma discriminatória e punitiva, mas esclarecedora e preventiva.

Atividades propostas:

- Construção do labirinto;

- Semáforo do piolho;

- Construção de cartazes;

- Slogan e desenhos;

- Cartazes informativos;

Desenvolvimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário