Informática Educativa - Itaguaí - RJ: Projeto: "Gentileza Gera Gentileza"

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto: "Gentileza Gera Gentileza"

Escola Municipal Antônio Tupinambá

Projeto relacionado à Orientação Educacional com parceria Laboratório de Informática Educativa e Sala de Leitura.

Justificativa:

Em virtude de se observar a pouca importância dada às relações humanas e pelos atos de desrespeito no ambiente escolar, partindo desse pressuposto, percebeu-se a necessidade de promover um resgate de valores na escola com a intenção de que os mesmos sejam disseminadores na comunidade. O tema escolhido nos reporta a ideia de que precisamos cuidar da qualidade de vida em família, na escola e no trabalho, tendo como qualidade o respeito, a atenção e a delicadeza, usando músicas e poemas de Vinícius de Moraes, estamos selecionando o que há de melhor no ser humano.

Objetivo Geral:

Proporcionar a participação de toda a escola em um evento que elege a Cultura Brasileira como elo integrador de conceitos artísticos, comportamentais e lúdicos. Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.

Objetivo Específico:

· Resgatar atitudes gentis que valorizam e melhoram a qualidade de vida;

· Incentivar a observação da fé nas manifestações culturais que valorizam o ser humano independente de sua posição social, cultural e econômica;

· Incentivar o conhecimento e o uso de normas de boa conduta;

· Valorizar a diversidade cultural mostrando que a condição econômica de um grupo não o exclui de uma rica representatividade;

· Proporcionar a participação de toda a escola no evento que elege a cultura brasileira como elo integrador de conceitos artísticos, comportamentais e lúdicos modificadores da qualidade de vida.

Público Alvo:

Educação infantil e ensino fundamental 1º seguimento.

Tempo Estimado:

O projeto tem a duração de quatro meses.

Desenvolvimento do Projeto:

O projeto se desenvolve a partir do vídeo “ Direitos Humanos – Violência que rola”, onde o tema será explorado com perguntas elaboradas pela Orientadora Educacional, que estará dando início ao projeto. Em seguida os alunos se encaminharão para o laboratório de informática onde desenvolverão suas criatividades para a elaboração de desenhos relacionados ao tema abordado. Como apoio ao projeto a equipe envolvida fará uma seleção das músicas, frases e poemas do cantor, compositor e poético “Vinícius de Moraes”.

No laboratório de informática os alunos terão as seguintes orientações;

1º passo: Os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano, iniciarão a atividade criando a capa do projeto, onde será feita uma votação para a escolha do desenho mas criativo, (votação feita entre a turma e cada turma terá seu desenho).

2º ano – Criarão no programa Kolour Paint, desenhos relacionados ao meio ambiente;

3º ano - Cultura Indígena – turma envolvidas 300, 301 e 302 (pesquisa no PC) e ilustração do tema pesquisado.

· Pintura

· Tecidos

· Canoas

· Cestaria

· Cerâmica

· Músicas

Recursos utilizados: kolourpaint e suas ferramentas

4º ano Criação de frases envolvendo: família/ética/gentileza

· Turma 400 – Frases (Vinícius de Moraes), para ilustração.

· Turma 401 – Família (frases criativas para ilustração).

· Turma 402 – Ética (frases criativas para ilustração).

Recursos utilizados: kolourpaint e suas ferramentas

5º ano – Biografia e Obras de Vinícius de Moraes – turmas envolvidas 500/501/502/503 (pesquisa no PC)

· Elaboração de um PawerPont (usando seus recursos)


Atividades Desenvolvidas


Facilitadora: Amadair da Silva Costa




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