Informática Educativa - Itaguaí - RJ: Projeto Aluno Monitor

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

terça-feira, 8 de maio de 2012

Projeto Aluno Monitor


 Escolas Envolvidas: E. M. Das Acácias, CIEP 300 Munic. Pref. Vicente Cicarino, CIEP 496 Munic. Maestro Francisco Mignone, CIEP 497 Munic. Prof.ª Silvia Tupinambá, E. E. M. Fazenda Santa Cândida e E. M. Fusao Fukamati.


Público alvo: Alunos da Rede do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

     Tendo em vista que as Salas de informática (LIED) já estão instaladas nas escolas e que estas já contam com professores capacitados- facilitadores - para atuarem pedagogicamente nestas salas e, com a aquisição dos netbooks,oferecidos pela SMEC, aos professores e alunos de nossa Rede,verificou-se a necessidade de preparar alunos para que possam auxiliar estes professores no desenvolvimento de projetos na sala de informática para que aconteça uma educação de excelência.
     O objetivo da implementação desse Projeto, é capacitar alunos-monitores para interagirem com novas tecnologias, visando ampliar suas possibilidades na aquisição de conhecimentos, através de Projetos Pedagógicos com o uso de recursos de informática e auxiliar os professores nas atividades realizadas nas salas de informática, além de buscar outros objetivos mais específicos como:
·    Reflexão sobre os efeitos da introdução do computador no ambiente escolar e possibilidades de aprendizagem daí decorrentes;
·         Exploração e conhecimento dos softwares disponíveis para uso na escola;
·   Fortalecer a auto-estima do aluno, proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade;
·         Oportunizar o intercâmbio com outras escolas na troca de experiências;
·         Integrar alunos e professores às novas tecnologias;
·         Possibilitar o aparecimento de líderes que estarão a serviço do outro;
·       Envolver os alunos cada vez mais com a escola, motivando-os a apropriarem-se da tecnologia para que façam o melhor uso desta.
·   Interagir com professores e colaborar com os colegas, principalmente aqueles que têm menos facilidade com a informática.

Papel do Aluno-Monitor:
     Auxiliar de forma criativa e prestativa professores e colegas a integrar-se aos recursos tecnológicos, sendo agente facilitador e orientador, viabilizando o projeto de informática na escola.

 
Principais Atribuições do aluno-Monitor:
·         Controlar as visitas na Sala de Informática através de cronograma e fichas;
·    Reservar um horário diário para estudos dos conteúdos escolares, como também dos softwares disponíveis na sala de informática;
·     Auxiliar professores e alunos no que diz respeito ao manuseio dos softwares e equipamentos;
·         Imprimir qualquer documento somente com prévia autorização do professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário