Informática Educativa - Itaguaí - RJ: II Encontro de Facilitadores

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

sexta-feira, 27 de abril de 2012

II Encontro de Facilitadores

O nosso II Encontro foi realizado no dia 26/04/12.

1° Momento : Abertura – Nossas Escolhas

2° Momento : Comunicados
        
ü Passeio cultural : dia 22/06 – 6ª.feira
Saída da SMEC : 8h
10:30 – Planetário da Gávea
14:00 – Museu Casa França Brasil (Exposição e Oficinas)

Obs: Será Oferecido pela SMEC o lanche da manhã, quanto almoço a proposta é que cada um traga seu lanche.

ü Planejamento para o 2° Bimestre, deverá ser entregue até 10/05

3° Momento : Entrega de Relatório do 1° Bimestre e troca de experiência.

4° Momento: Sugestões para planejamento, parceria com outras coordenações:

Projeto Cidadania na Estrada (Educação para o Transito) – 4° ano
Projeto Cidadania na Estrada (Meio Ambiente) – 5° ano
Projeto Personagem Narrador (Sala de Leitura)
Projeto Procura-se um Planeta Sustentável
Projeto Ensino Religioso tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Saúde Pública”.

Sugestões de atividades (Organizar grupos onde deverão construir uma atividade de cada tema proposto)

Atividades dos Grupos

Grupo 1: David - Sabrina - Josele - Cátia

Planeta Sustentável 


Tema: A importância da Água / Planeta Água  

Conteúdos
l  A importância da água
l  Para que serve a água
l  Como preservar a água

Objetivos
l  Compreender a importância e os benefícios que a água nos traz.
l  Entender que a água é um benefício natural, porém limitado, e beneficiara gerações futuras.

Atividade
l  Construção do seu próprio vídeo sobre o tema apresentado em dupla utilizando o Broffice.org Impress, a internet, a produção de texto...

Disciplinas Afins

       Português, matemática, geografia, história, ciências, artes e educação preventiva.

Procedimento

       Após a sensibilização com o vídeo Planeta Água até quando será pedido para cada dupla construir uma apresentação eletrônica de acordo com os moldes do vídeo apresentado e após a conclusão do mesmo será feita uma apresentação para o restante dos colegas.



Grupo 2: Priscila - Sheila - Fabiana


PLANO DE AULA

TEMA:
CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO

OBJETIVO:
LEVAR OS ALUNOS A UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DAS MELHORIAS QUE PODEM SER FEITAS NO TRÂNSITO ATRAVÉS DE PEQUENOS GESTOS DOS PRÓPRIOS PEDESTRES.

ESTRATÉGIAS:
OUTDOORS, CARTAZES E PRODUÇÃO DE TEXTOS.

FERRAMENTAS UTILIZADAS:
PESQUISA NA INTERNET, WRITER E FONTWORK.

PÚBLICO ALVO:
4º ANO.

DESENVOLVIMENTO:
FAZER COM QUE OS ALUNOS UTILIZEM A SUA CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS OUTDOORS, COM O AUXÍLIO DAS PESQUISAS REALIZADAS SOBRE LEIS DE TRÂNSITO.
SUGERIR QUE CONSTRUAM TEXTOS COM O TEMA "COMO POSSO MELHORAR O TRÂNSITO NA MINHA CIDADE?" E COM ESSES TEXTOS CONSTRUIR OS CARTAZES E OUTDOORS.

AVALIAÇÃO:
APÓS O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, VERIFICAR O DESEMPENHO DE CADA ALUNO NA CONSTRUÇÃO DE SEUS TEXTOS E NA CRIATIVIDADE DE SEUS TRABALHOS.



Grupo 3: Ana Caroline


Atividade - Cruzadinha da Reciclagem
Público alvo -  5º ano
Objetivos
- Conscientizar o aluno da importância de reciclar o lixo de forma organizada para o reaproveitamento do material e preservação do meio ambiente.
- Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo
- Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos
Atividades
- Criar uma cruzadinha identificando as cores correspondentes dos resíduos e preencher com plano de fundo.
- Criar um hiperlink com uma palavra do texto informativo.

     Lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva, porque com o indicativo de cores fica muito mais fácil identificar a lixeira adequada, por exemplo, dá para guardar que vermelho nas latas da lixeira é plástico.
     As lixeiras para a coleta seletiva são coloridas, elas são padronizadas internacionalmente isso facilita sua identificação por qualquer cidadão em
qualquer cidade do mundo! (onde haja coleta seletiva – o que infelizmente ainda não ocorre em todo lugar).
    Saiba quais os são materiais recicláveis e as cores que correspondem nas lixeiras seletivas:

Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não
passível de separação



Observe as lixeiras da reciclagem e pinte com as respectivas cores correspondentes:



Grupo 4: Marli - Michela - Isabela
Planejamento



DST ( Doença Sexualmente Transmissíveis ) e Drogas - 9º ano


Objetivo:
Conscientizar sobre a importância da prevenção ao uso das drogas e do relacionamento inconsequente.

Estratégias:
KolourPaint; Writer; imagens; internet.

Atividade:
- Conversa informal sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis e drogas lícitas e ilícitas.
- Criação de tirinhas;
- Charges sobre DST;
- Criação de slogan informativo  sobre drogas, para ser  colocado nos corredores da U.E.

Grupo 5: Alan - Carliane - Dayana - Waleska


TEMA DA AULA: ESTRADA PARA  A CIDADANIA - MEIO AMBIENTE
TURMA: 5º ANO
                                                         OS 3 Rs

OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO  E O REAPROVEITAMENTO DO LIXO, PARA UM MUNDO MELHOR.

CONTEÚDO: O LIXO
  
ESTRATÉGIA: MARQUETE VISUAL

RECURSO: KOLOUR PAINT E  VISUALIZAÇÃO DA IMAGEM
  
ATIVIDADES:
1. CRIAR NO KOLOUR PAINT UMA MAQUETE VISUAL DO ATERRO SANITÁRIO E OUTRA DO LIXÃO.
A TURMA SERÁ DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS.
2. CRIAR UM DEBATE UM DE CADA GRUPO DEFENDERÁ SUA TESE.



Grupo 6: Laura - Maria - Valkiria
CIDADANIA NO TRÂNSITO

ALUNOS DAS ETAPAS INICIAIS DO 4º ANO
OBJETIVO: A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO DO TRANSITO.

ü  O COMPORTAMENTO DOS PEDESTRES.
ü  O COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS.

PINTAR NO COLOUR PAINT UM SEMÁFORO COM AS CORES VERDE AMARELO E VERMELHA, AO LADO DAS CORES IDENTIFICAR O QUE ESSAS CORES SIGNIFICAM.

DESENHAR UMA FAIXA DE PEDESTRES E PINTAR COM AS CORES CORRESPONDENTES. E PERCEBER COMO UTILIZAR A SINALIZAÇÃO DAS CORES.
CONCLUSÃO: AS ATITUDES DE CIDADANIA DOS NOSSOS ALUNOS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, UTILIZAÇÃO DOS SINAIS DE TRANSITO E COMO SE COMPORTAR.


Grupo 7: Francisleid - Patrícia Mendes - Mariane - Tatiane Duarte












Nenhum comentário:

Postar um comentário