1° Momento : Abertura – Nossas Escolhas
2° Momento :
Comunicados
ü Passeio cultural : dia 22/06 – 6ª.feira
Saída da SMEC : 8h
10:30 – Planetário da Gávea
14:00 – Museu Casa França Brasil (Exposição e Oficinas)
Obs: Será Oferecido pela SMEC o lanche da manhã, quanto almoço a
proposta é que cada um traga seu lanche.
ü Planejamento para o 2° Bimestre, deverá ser
entregue até 10/05
3° Momento : Entrega de Relatório do 1° Bimestre e troca de experiência.
4° Momento:
Sugestões para planejamento, parceria com outras coordenações:
Projeto
Cidadania na Estrada (Educação para o Transito) – 4° ano
Projeto
Cidadania na Estrada (Meio Ambiente) – 5° ano
Projeto
Personagem Narrador (Sala de Leitura)
Projeto
Procura-se um Planeta Sustentável
Projeto Ensino
Religioso tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Saúde Pública”.
Sugestões de atividades
(Organizar grupos onde deverão construir uma atividade de cada tema proposto)
Atividades dos Grupos
Planeta Sustentável
Tema: A importância da Água / Planeta Água
Conteúdos
l A
importância da água
l Para
que serve a água
l Como
preservar a água
Objetivos
l Compreender
a importância e os benefícios que a água nos traz.
l Entender
que a água é um benefício natural, porém limitado, e beneficiara gerações
futuras.
Atividade
l Construção
do seu próprio vídeo sobre o tema apresentado em dupla utilizando o Broffice.org
Impress, a internet, a produção de texto...
Disciplinas Afins
Português,
matemática, geografia, história, ciências, artes e educação preventiva.
Procedimento
Após a
sensibilização com o vídeo Planeta Água até quando será pedido
para cada dupla construir uma apresentação eletrônica de acordo com os moldes
do vídeo apresentado e após a conclusão do mesmo será feita uma apresentação
para o restante dos colegas.
Grupo 2: Priscila - Sheila - Fabiana
PLANO DE AULA
TEMA:
CONSCIÊNCIA
NO TRÂNSITO
OBJETIVO:
LEVAR OS
ALUNOS A UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DAS MELHORIAS QUE PODEM SER
FEITAS NO TRÂNSITO ATRAVÉS DE PEQUENOS GESTOS DOS PRÓPRIOS PEDESTRES.
ESTRATÉGIAS:
OUTDOORS,
CARTAZES E PRODUÇÃO DE TEXTOS.
FERRAMENTAS
UTILIZADAS:
PESQUISA NA
INTERNET, WRITER E FONTWORK.
PÚBLICO
ALVO:
4º ANO.
DESENVOLVIMENTO:
FAZER COM QUE
OS ALUNOS UTILIZEM A SUA CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS OUTDOORS, COM O AUXÍLIO
DAS PESQUISAS REALIZADAS SOBRE LEIS DE TRÂNSITO.
SUGERIR QUE
CONSTRUAM TEXTOS COM O TEMA "COMO POSSO MELHORAR O TRÂNSITO NA MINHA CIDADE?" E
COM ESSES TEXTOS CONSTRUIR OS CARTAZES E OUTDOORS.
AVALIAÇÃO:
APÓS O
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, VERIFICAR O DESEMPENHO DE CADA ALUNO NA
CONSTRUÇÃO DE SEUS TEXTOS E NA CRIATIVIDADE DE SEUS TRABALHOS.
Grupo 3: Ana Caroline
Atividade - Cruzadinha da Reciclagem
Público alvo - 5º ano
Objetivos
- Conscientizar o aluno da
importância de reciclar o lixo de forma organizada para o reaproveitamento do
material e preservação do meio ambiente.
- Chamar atenção e
despertar consciência para o problema do lixo
- Conhecer os
procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos
Atividades
- Criar uma cruzadinha
identificando as cores correspondentes dos resíduos e preencher com plano de
fundo.
- Criar um hiperlink com
uma palavra do texto informativo.
Lixeiras coloridas
facilitam a coleta
seletiva, porque com o indicativo de cores fica muito mais fácil
identificar a lixeira adequada, por exemplo, dá para guardar que vermelho nas
latas da lixeira é plástico.
As lixeiras para a
coleta seletiva são coloridas, elas são padronizadas internacionalmente isso
facilita sua identificação por qualquer cidadão em
qualquer cidade do mundo! (onde haja coleta seletiva – o que infelizmente ainda não ocorre em todo lugar).
Saiba quais os são materiais recicláveis e as cores que correspondem nas lixeiras seletivas:
qualquer cidade do mundo! (onde haja coleta seletiva – o que infelizmente ainda não ocorre em todo lugar).
Saiba quais os são materiais recicláveis e as cores que correspondem nas lixeiras seletivas:
Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não
passível de separação
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não
passível de separação
Planejamento
DST ( Doença Sexualmente Transmissíveis ) e
Drogas - 9º ano
Objetivo:
Conscientizar sobre a
importância da prevenção ao uso das drogas e do relacionamento inconsequente.
Estratégias:
KolourPaint; Writer; imagens;
internet.
Atividade:
- Conversa informal sobre os
perigos das doenças sexualmente transmissíveis e drogas lícitas e ilícitas.
- Criação de tirinhas;
- Charges sobre DST;
- Criação de slogan informativo sobre drogas, para ser colocado nos corredores da U.E.
TEMA DA AULA: ESTRADA PARA A CIDADANIA - MEIO AMBIENTE
TURMA: 5º ANO
OS 3 Rs
OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO E O REAPROVEITAMENTO DO LIXO, PARA UM MUNDO
MELHOR.
CONTEÚDO: O LIXO
ESTRATÉGIA: MARQUETE VISUAL
RECURSO: KOLOUR PAINT E
VISUALIZAÇÃO DA IMAGEM
ATIVIDADES:
1. CRIAR NO KOLOUR PAINT UMA MAQUETE VISUAL DO ATERRO
SANITÁRIO E OUTRA DO LIXÃO.
A TURMA SERÁ DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS.
2. CRIAR UM DEBATE UM DE CADA GRUPO DEFENDERÁ SUA TESE.
Grupo 6: Laura - Maria - Valkiria
CIDADANIA NO TRÂNSITO
ALUNOS DAS ETAPAS
INICIAIS DO 4º ANO
OBJETIVO: A IMPORTÂNCIA
DA SINALIZAÇÃO DO TRANSITO.
ü
O
COMPORTAMENTO DOS PEDESTRES.
ü
O
COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS.
PINTAR NO COLOUR
PAINT UM SEMÁFORO COM AS CORES VERDE AMARELO E VERMELHA, AO LADO DAS CORES
IDENTIFICAR O QUE ESSAS CORES SIGNIFICAM.
CONCLUSÃO: AS
ATITUDES DE CIDADANIA DOS NOSSOS ALUNOS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, UTILIZAÇÃO DOS
SINAIS DE TRANSITO E COMO SE COMPORTAR.
Grupo 7: Francisleid - Patrícia Mendes - Mariane - Tatiane Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário