Informática Educativa - Itaguaí - RJ: abril 2012

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sugestões de Atividades: Dia das mães


2° ANO: MINHA MÃE MORA NO MEU CORAÇÃO

     No Colour Paint, Pintar o coração, abrir a caixa de texto para escrever o nome da mãe (sugerir tamanho e estilo de fonte), do lado de fora do coração, o aluno deverá escrever o seu nome;

3° ANO: MINHA MÃE É...
No Colour Paint, fazer um cenário para a mamãe, completando a FRASE.

4° ANO: LIVRO DE RECEITAS “Com açúcar e com Afeto”
    Solicitar a cada aluno que traga o doce predileto da mamãe, ou a receita do doce. Cada aluno deverá digitar e ilustrar a sua receita Imprimir o material e montar um livro de receitas Não se esquecer de colocar o nome do aluno e o de sua mãe.
     Antes de encadernar o livro, criar uma dedicatória com o grupo para todas as mães.

OUTRA SUGESTÃO: APRESENTAR VÁRIAS RECEITAS DE DOCES E SOBREMESAS PARA O ALUNO OFERECER A SUA MÃE.


5° ANO: ACRÓSTICO COM O NOME DA MÃE

Trabalhar no BrOffice.org Writer, com cor no plano de fundo, formatação de fonte, estilo...

6° ANO: Construção painel mãe, onde deverá constar “SER MÃE É...”.


Nesse painel, você poderá trabalhar, barra de ferramentas desenho, comandos copiar e colar...

7° e 8° ANO : Releitura no Colour Paint de LÁ PIETÁ

Para sua informação e conhecimento: O que é Pietá?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Uma Pietà (italiano para Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Mariacom o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação. Associa-se assim às invocações deNossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores.
As primeiras pietà surgiram em finais do século XIII na Alemanha, onde é chamada Vesperbild. De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa ao longo daIdade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como na pintura. Aparentemente, as imagens medievais eram destinadas à contemplação mística dos fiéis, permitindo que o devoto se sentisse presente no momento do abraço sofrido entre Maria e Jesus. Nesse sentido, a pietà era uma imagem de devoção como o crucifixo, e por isso era representada isolada de outros personagens da Paixão de Cristo. Com o passar do tempo também surgiram representações de Maria e Jesus morto acompanhados por José de ArimateiaNicodemosMaria Madalena e outros personagens, representações estas chamadas Lamentações de Cristo pelos historiadores da arte.
A mais famosa pietà é, seguramente, a Pietà do Vaticano, esculpida em mármore por Michelangeloem 1499. Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma.
************   ************     ************     ************    ************
     Cada aluno deverá sortear uma imagem e fazer uma releitura da obra, no Paint, é importante observar que na releitura, na tela do paint, deverá ter em tamanho reduzido, a imagem real indicando seu autor.

Você deverá preparar um banco de imagens, citando seu autor, acesse o Google “ Pietá”.


9° ANO : Ilustração Poemas – Trabalhar no BrOffice.org Impress

Você  poderá sortear uma poesia para cada um, ou escolher apenas um, para que cada dupla ilustre uma estrofe.







II Encontro de Facilitadores

O nosso II Encontro foi realizado no dia 26/04/12.

1° Momento : Abertura – Nossas Escolhas

2° Momento : Comunicados
        
ü Passeio cultural : dia 22/06 – 6ª.feira
Saída da SMEC : 8h
10:30 – Planetário da Gávea
14:00 – Museu Casa França Brasil (Exposição e Oficinas)

Obs: Será Oferecido pela SMEC o lanche da manhã, quanto almoço a proposta é que cada um traga seu lanche.

ü Planejamento para o 2° Bimestre, deverá ser entregue até 10/05

3° Momento : Entrega de Relatório do 1° Bimestre e troca de experiência.

4° Momento: Sugestões para planejamento, parceria com outras coordenações:

Projeto Cidadania na Estrada (Educação para o Transito) – 4° ano
Projeto Cidadania na Estrada (Meio Ambiente) – 5° ano
Projeto Personagem Narrador (Sala de Leitura)
Projeto Procura-se um Planeta Sustentável
Projeto Ensino Religioso tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Saúde Pública”.

Sugestões de atividades (Organizar grupos onde deverão construir uma atividade de cada tema proposto)

Atividades dos Grupos

Grupo 1: David - Sabrina - Josele - Cátia

Planeta Sustentável 


Tema: A importância da Água / Planeta Água  

Conteúdos
l  A importância da água
l  Para que serve a água
l  Como preservar a água

Objetivos
l  Compreender a importância e os benefícios que a água nos traz.
l  Entender que a água é um benefício natural, porém limitado, e beneficiara gerações futuras.

Atividade
l  Construção do seu próprio vídeo sobre o tema apresentado em dupla utilizando o Broffice.org Impress, a internet, a produção de texto...

Disciplinas Afins

       Português, matemática, geografia, história, ciências, artes e educação preventiva.

Procedimento

       Após a sensibilização com o vídeo Planeta Água até quando será pedido para cada dupla construir uma apresentação eletrônica de acordo com os moldes do vídeo apresentado e após a conclusão do mesmo será feita uma apresentação para o restante dos colegas.



Grupo 2: Priscila - Sheila - Fabiana


PLANO DE AULA

TEMA:
CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO

OBJETIVO:
LEVAR OS ALUNOS A UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DAS MELHORIAS QUE PODEM SER FEITAS NO TRÂNSITO ATRAVÉS DE PEQUENOS GESTOS DOS PRÓPRIOS PEDESTRES.

ESTRATÉGIAS:
OUTDOORS, CARTAZES E PRODUÇÃO DE TEXTOS.

FERRAMENTAS UTILIZADAS:
PESQUISA NA INTERNET, WRITER E FONTWORK.

PÚBLICO ALVO:
4º ANO.

DESENVOLVIMENTO:
FAZER COM QUE OS ALUNOS UTILIZEM A SUA CRIATIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS OUTDOORS, COM O AUXÍLIO DAS PESQUISAS REALIZADAS SOBRE LEIS DE TRÂNSITO.
SUGERIR QUE CONSTRUAM TEXTOS COM O TEMA "COMO POSSO MELHORAR O TRÂNSITO NA MINHA CIDADE?" E COM ESSES TEXTOS CONSTRUIR OS CARTAZES E OUTDOORS.

AVALIAÇÃO:
APÓS O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, VERIFICAR O DESEMPENHO DE CADA ALUNO NA CONSTRUÇÃO DE SEUS TEXTOS E NA CRIATIVIDADE DE SEUS TRABALHOS.



Grupo 3: Ana Caroline


Atividade - Cruzadinha da Reciclagem
Público alvo -  5º ano
Objetivos
- Conscientizar o aluno da importância de reciclar o lixo de forma organizada para o reaproveitamento do material e preservação do meio ambiente.
- Chamar atenção e despertar consciência para o problema do lixo
- Conhecer os procedimentos atualmente adotados para o lixo e seus fundamentos teóricos
Atividades
- Criar uma cruzadinha identificando as cores correspondentes dos resíduos e preencher com plano de fundo.
- Criar um hiperlink com uma palavra do texto informativo.

     Lixeiras coloridas facilitam a coleta seletiva, porque com o indicativo de cores fica muito mais fácil identificar a lixeira adequada, por exemplo, dá para guardar que vermelho nas latas da lixeira é plástico.
     As lixeiras para a coleta seletiva são coloridas, elas são padronizadas internacionalmente isso facilita sua identificação por qualquer cidadão em
qualquer cidade do mundo! (onde haja coleta seletiva – o que infelizmente ainda não ocorre em todo lugar).
    Saiba quais os são materiais recicláveis e as cores que correspondem nas lixeiras seletivas:

Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Preto – Madeira
Laranja – Resíduos perigosos
Branco – Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo – Resíduos radioativos
Marrom – Resíduos orgânicos
Cinza – Resíduo geral não reciclável contaminado, ou contaminado não
passível de separação



Observe as lixeiras da reciclagem e pinte com as respectivas cores correspondentes:



Grupo 4: Marli - Michela - Isabela
Planejamento



DST ( Doença Sexualmente Transmissíveis ) e Drogas - 9º ano


Objetivo:
Conscientizar sobre a importância da prevenção ao uso das drogas e do relacionamento inconsequente.

Estratégias:
KolourPaint; Writer; imagens; internet.

Atividade:
- Conversa informal sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis e drogas lícitas e ilícitas.
- Criação de tirinhas;
- Charges sobre DST;
- Criação de slogan informativo  sobre drogas, para ser  colocado nos corredores da U.E.

Grupo 5: Alan - Carliane - Dayana - Waleska


TEMA DA AULA: ESTRADA PARA  A CIDADANIA - MEIO AMBIENTE
TURMA: 5º ANO
                                                         OS 3 Rs

OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA SEPARAÇÃO  E O REAPROVEITAMENTO DO LIXO, PARA UM MUNDO MELHOR.

CONTEÚDO: O LIXO
  
ESTRATÉGIA: MARQUETE VISUAL

RECURSO: KOLOUR PAINT E  VISUALIZAÇÃO DA IMAGEM
  
ATIVIDADES:
1. CRIAR NO KOLOUR PAINT UMA MAQUETE VISUAL DO ATERRO SANITÁRIO E OUTRA DO LIXÃO.
A TURMA SERÁ DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS.
2. CRIAR UM DEBATE UM DE CADA GRUPO DEFENDERÁ SUA TESE.



Grupo 6: Laura - Maria - Valkiria
CIDADANIA NO TRÂNSITO

ALUNOS DAS ETAPAS INICIAIS DO 4º ANO
OBJETIVO: A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO DO TRANSITO.

ü  O COMPORTAMENTO DOS PEDESTRES.
ü  O COMPORTAMENTO DOS MOTORISTAS.

PINTAR NO COLOUR PAINT UM SEMÁFORO COM AS CORES VERDE AMARELO E VERMELHA, AO LADO DAS CORES IDENTIFICAR O QUE ESSAS CORES SIGNIFICAM.

DESENHAR UMA FAIXA DE PEDESTRES E PINTAR COM AS CORES CORRESPONDENTES. E PERCEBER COMO UTILIZAR A SINALIZAÇÃO DAS CORES.
CONCLUSÃO: AS ATITUDES DE CIDADANIA DOS NOSSOS ALUNOS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO, UTILIZAÇÃO DOS SINAIS DE TRANSITO E COMO SE COMPORTAR.


Grupo 7: Francisleid - Patrícia Mendes - Mariane - Tatiane Duarte












terça-feira, 17 de abril de 2012

Bem Vindos!

Realizamos nos dias 02. 03 e 04 de abril capacitação com os novos Facilitadores, para atuarem nos Laboratórios.




Avaliações da Capacitação

"Na minha opinião, para os novos facilitadores estas oficinas são essenciais, pois cada pequena coisa se torna grande em sala de aula. Todo aprendizado é válido."

Penha Maria Nunes dos Santos/ E. M. Renato Gonçalves Martins e E. M. Santa Rosa

"A capacitação a meu ver foi de grande valia, pois foi possível tirar todas as dúvidas, quanto as formulações pedagógicas ou técnicas."

Isabela Townsend/ E. M. Elmira Figueira

"A capacitação foi ótima, pude tirar dúvidas, aprender a utilizar programas que não sabia, ou seja, veio na hora certa. Sei que depois dessa capacitação vou poder desenvolver um bom trabalho."

Francisleid / E. M. Amauri Ferreira