Informática Educativa - Itaguaí - RJ: agosto 2011

Aviso:

* * Próxima Reunião com os Facilitadores 14/11/12 - 1º Turno: 9h às 12h - 2º Turno 13h às 16h* *

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Produção de Texto sobre nativos do Brasil

E.E.M. CARMEM MENEZES DIREITO

A tribo do cacique


Era uma vez, uma grande terra chamada Terra de Luar. O cacique Raio de Luar estava todo feliz porque sua filha Laia ia se casar.
Laia veio andando e falou para Cunhantã uma de suas amigas:
- Laia não quer brigar. Laia quer dançar! Laia ter dó de índio Perdedor. O que Laia vai fazer para não brigar, Cunhatã?
- Cunhatã não saber o que fazer, Laia.
Laia, então, sai de perto e vai embora.
Cunhatã fala para Luara:
- Luara, Laia não está muito feliz.
- Por que Cunhatã?
- Dizer Laia que não quer briga, quer dançar.
Luara, então, ri:
- Haaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Laia fala para seu pai que não quer brigar, quer dançar.
Cacique fala que sim.
Acontece o ritual e Laia escolheu Quiva.
Laia, feliz, grita:
- Laia feliz amar Quiva, o vencedor!
Cacique fala:
- Quiva vencedor! Laia casar Quiva!
Depois de acontecer o casamento Laia fica feliz.

Natália e Kathlin - 500 

(Fac. Juliana Dutra) 
*********************************************

Trabalhos desenvolvidos sobre Africanidade em 2010:

Tema: Brasil, Terra Nativa
Facilitadora: Juliana Dutra


Jogo da memória com o nome das tribos:

Ludmilla - 800
A
01- Tribo do Pará

 01 - ARARA
A
02- Tribo do Pará

02 - ARAWETÉ
A
03- Tribo do Acre

03 - ASHANINKA
A
04- Tribo do Acre

04 - ASURINI
B
05- Tribo do Mato Grosso


05 - BORORO
E
06- Tribo do Mato Grosso

06- ENAWENÊ NAUÊ
G
07- Tribo de São Paulo


07- GUARANI
J
08- Tribo do Mato Grosso

08- JURUNA/ YUDJA
K
09- Tribo do Maranhão


09- KAAPOR
K
10- Tribo do Pará


10- KAYAPÓ
K
10- Tribo do Mato Grosso


11- KALAPALO
K
12- Tribo do Tocantins


12- KARAJÁ
K
13- Tribo do Acre


13- KAXINAWÁ

K
14- Tribo do Tocantins


14- KRAHÔ
M
15- Tribo do Amazonas


15- MAYORUNA


M
16- Tribo do Amazonas


16- MARUBO
M
17- Tribo do Amazonas



17- MATIS

M
18- Tribo do Mato Grosso


18- MATIPU
M
19- Tribo do Mato Grosso


19- MEHINAKO
R
20- Tribo


20- RIKBAKTSA
S
21- Tribo de Rondônia


21- SURUÍ
T
22- Tribo do Maranhão


22- TEMBÉ
T
23- Tribo do Amazonas


23- TICUNA
T
24- Tribo do Pará


24- TIRIYÓ
W
25- Tribo do Pará

25- WAYANA
APALAÍ
W
26- Tribo do Mato Grosso


26- WAURÁ
W
27- Tribo do Pará


27- WAI WAI
W
28- Tribo



28- WAIÃPI
Y
29- Tribo de Roraima


29- YE'KUANA

Trabalhos desenvolvidos sobre Africanidade em 2010:

Tema: Nativos do Brasil

Facilitadora: Juliana Dutra
 
Calendários 2010:

clip_image002
clip_image003
Rafaela - 700

08
clip_image007
Larissa – 700
09
clip_image010
Clayton – 700
21
clip_image002[6]
Adeodato – 700
clip_image015
clip_image017
Gabryell e Wanderson - 700

 Apresentação

* Os alunos trabalharam a união do calendário com a foto no Word.
Como fazer:

* Acesse a internet e faça o download de um calendário para o computador;
* Em seguida, busque na internet uma foto que represente os nativos do Brasil;
* Depois abra o Word (BrOffice) e insira a foto do nativo e continuamente o calendário, ajustando a largura dos dois arquivos para que pareçam unidos.
* Se quiser, use a ferramenta "Word Art" para escrever o nome do autor e sua turma.

É isso ai... fácil não é mesmo? Mãos a obra!

Projeto - Grafismo Indígena

Este projeto foi realizado pela excelente parceria  entre a profª de história Heloiza Rosa com a facilitadora de informática educativa Juliana Dutra e, com o fundamental apoio da coordenadora de 2º segmento, Verônica dos Santos Pereira, que trabalhou como nossa fiel fotógrafa. Desenvolvemos o mesmo com a turma 901 no dia 22/06/11, na E.E.M. Carmem Menezes Direito, situada em Brisamar, no município de Itaguaí - RJ.

Foi excelente, pois os alunos pintaram-se uns aos outros usando pincéis e tintas guache coloridas. Fiquei completamente perplexa em ver a felicidade dos alunos desenvolvendo a atividade e também, senti-me inteiramente feliz em ver a capacidade de cada um no ato de criar. Amei trabalhar com minhas colegas de trabalho.

Na informática, os alunos desenvolveram slides explicando com suas palavras o que era o "Grafismo Indígena", em seguida, adicionaram fotos e efeitos nos trabalhos.

Segue abaixo as demonstrações:


Criando e-mail e construindo um blog

Os alunos das turmas 900 e 801 criaram um e-mail no gmail e construiram um blog no site blogspot.com. "Foi uma aula super interessante, pois após escrevermos um depoimento sobre o crime cibernético a facilitadora de informática educativa pediu que criássemos um e-mail e, em seguida, para nossa surpresa, um blog", diz uma das alunas.

Foi uma aula perfeita, pois os alunos se interessaram e mantiveram sua atenção naquilo que criaram e o mais interessante: construiram o blog com uma agilidade incrível.

Segue algumas fotos para demonstração. :)
 
Sou Juliana Dutra da escola Carmem Menezes Direito e estou a serviço da educação!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Agenda 2º Semestre - Encontros de Facilitadores

· 18/08 – IV Encontro de Facilitadores

· 22/09 – Reunião com Facilitadores sobre Mostra Pedagógica

· 13/10 – V Encontro Facilitadores

· 10/11 – Oficina

· 1 e 2/12 – Mostra Pedagógica

· 12/12 – Avaliação e fechamento do Ano Letivo

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atividades do Laboratório de Informática durante o 2º bimestre

Escola Municipal das Acácias
Laboratório de Informática Educativa
Professoras: Elinete e Fernanda Beatriz


Objetivos
  • Ler e interpretar textos e imagens
  • Apreciar e reconhecer a expressão artística e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
  • Discutir a importância de diversas culturas na formação da sociedade brasileira;
  • Respeitar a diversidade cultural;
  • Conhecer um pouco sobre a cultura brasileira;
  • Conhecer e Preservar o Meio Ambiente e a nossa Cultura.





Sala de Informática
1° Segmento
Manhã

2° Ano: Conhecendo a Páscoa e o Índio

Desenvolvimento:

Carimbo da figura que representa o símbolo da Páscoa.

Recursos: Tuxpaint e Kolourpaint

Comandos: Digitar título, nome, nome da figura, guardar.
Ilustração de música sobre o Índio, copiar, colar, ferramentas.



2° Ano: Valorizando a Mamãe

Desenvolvimento:

Confecção de cartão para a Mamãe

Recursos: Tuxpaint
3° Ano: Preservando a Cultura Indígena

301-Arte Indígena (desenhar)
302- Palavras Indígenas (desenhar)
303- Palavras Indígenas (desenhar)
304- Arte Indígena (desenhar)

Recursos: KolourPaint









4° Ano: Preservando o Meio Ambiente e a Cultura

401- Festa Junina (Origem, história)
402- Itaguaí (História, pontos turísticos e históricos)
403- Meio Ambiente (Água, solo e poluição; coleta seletiva, biomas brasileiros; animais ameaçados de extinção, sustentabilidade.)

Recursos: Impress






















































Tarde

5° Ano: Preservando o Meio Ambiente

501- Itaguaí (História, pontos turísticos e históricos)
502- Água, solo e poluição, coleta seletiva, biomas e seus animais
503- Animais ameaçados de extinção; sustentabilidade

Recursos: Impress 


















 

6º ano

Tema: Brasil ontem e hoje em busca da sustentabilidade

601: Rugendas
602: Debret
603: João Batista da Costa

  • Apresentação de imagens da obras do artista discutido e fotos atuais de pessoas e paisagens, discussão sobre o tema;
  • Criação de slide com a origem e a história da fotografia, a vida e as obras do artista discutido na turma, Colocar imagens das obras dos pintores e das paisagens atuaias lado a lado e fazer comentário sobre a mudança de paisagem, concluir com uma reflexão de como consiguiremos um planeta sustentável.

Recurso: Impress




















7º ano

Tema: Cultura, Cidadania e Sustentabilidade

  • Discussão sobre o tema;

701: Cultura Afro-brasileira

  • Criar slide com Artistas, cantores, pintores, escultores e escritores afro-descendentes e suas obras.

702: Os índios ontem e hoje

  • Criar slide sobre Artes Indígenas; Os índios na sustentabilidade; Os índios na colonização do Brasil; Os índios hoje;

703: Cultura Africana

  • Criar slide sobre Artes, Culinária, Músicas, Instrumentos musicais, Danças e Animais de origem africana.


Recurso: Impress


















8º ano

Tema: Itaguaí em busca de Cidadania e Sustentabilidade

  • Discussão sobre o tema;
  • Criação de slide sobre a História de Itaguaí, Pontos turísticos e históricos de Itaguaí; Itaguaí hoje, Significado de Cidadania e Sustentabilidade e conclusão de como podemos transformar nosso município em um município com cidadania e sustentabilidade.


Recurso: Impress















9º ano


Tema: Itaguaí suas paisagens e sua História


  • Discussão sobre o tema;
  • Criação de um jogo através do impress sobre a História de Itaguaí seus Pontos turísticos e suas paisagens·


Recurso: Impress